Tutorial sobre usuários de sites WordPress

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Tutorial sobre usuários de sites WordPress

Tutorial para administradores de sites a respeito do registro de usuários, perfis de atuação, níveis de acesso e autonomia em sites gerenciados com o CMS – Sistema de Gerenciamento de Conteúdos da plataforma WP – WordPress.

Esse tutorial destina-se aos usuários registrados nos sites criados ou administrados pela PsM Gestão Tecnológica citados abaixo, mas seu conteúdo poderá servir também para usuários de outros sites que utilizam o CMS – Content Management System WordPress.

Sites em uso

Considerações iniciais e observações importantes:

Há muita diferença entre:

Gerenciar a Tecnologia da informação, foca principalmente na tecnologia, é o ato de gerenciar máquinas, softwares e sistemas de comunicação, e deve ser feito por alguém de perfil técnico com profundos conhecimentos em WordPress e familiaridade com servidores e protocolos de internet. Geralmente esse possui o perfil de Super administrador

Gerenciar a Informação, foca principalmente na estratégia de comunicação interna e externa, é o ato de definir quais informações serão publicadas no site, sua duração ou atualização, e quem poderá ter acesso a ela ou não, e deve ser feito por alguém com profundo conhecimento dos processos da empresa, sequências de informação, fluxos de produtos ou serviços, ou profundo conhecedor do tema central do site. Geralmente esse possui o perfil de Administrador ou Editor e na empresa costuma ocupar o cargo de Diretor ou Gerente

Gerenciar o conteúdo, foca principalmente em informações e recursos, é o ato de atualizar informações, moderar debates, responder visitantes, enviar Newsletter, e deve ser feito por alguém que conheça muito os recursos do sistema e um pouco os fluxos da empresa. Geralmente esse possui o perfil de Editor ou Autor, Moderador e na empresa costuma ocupar o cargo de coordenador ou supervisor.

Gerenciar o acesso ao conteúdo, foca principalmente em grupos e usuários, é o ato de criar grupos e adicionar usuários, liberar acesso, etc., e deve ser feito por alguém que conheça um pouco os recursos do sistema e muito os fluxos da empresa. Geralmente esse possui o perfil de Administrador ou Editor, Moderador e na empresa costuma ocupar o cargo de Gerente, coordenador ou supervisor.

Entender essas diferença é crucial para se definir adequadamente a atuação de usuários, o nível de acesso, e o grau de autonomia de cada um. O importante aqui não é a titulação mas sim entender a diferença de atividades pois duas ou mais das combinações dos perfis acima poderão se acumular numa mesma pessoa.

Passos para acessar conteúdo exclusivo do site

1 – Registro do usuário no site

Ao se cadastrar num site, dependendo de como está o mesmo estará configurado, poderá ocorrer uma ou mais das seguintes ações:

  • O Visitante receberá um e-mail e terá de clicar no link para confirmar o endereço e logo após receberá outro e-mail solicitando para clicar no link para definir a senha de acesso.

Ou, dependendo da configuração do site

  • O visitante receberá um e-mail confirmando sua inscrição, que poderá ou não informar sua senha de acesso, o que não é recomendado por questões de segurança.

2 – Acesso ao site

Após registrado, confirmado endereço de e-mail e definida senha de acesso, o usuário ao acessar o site terá cesso as seguintes páginas e recursos.

2.1 – Painel

Terá acesso as informações iniciais

2.2 – Perfil

Poderá inserir e alterar detalhes da sua conta e escolher algumas opções de personalização do painel de navegação

3 – Níveis de acesso e autonomia

O Administrador é o responsável geral pela gerência dos conteúdos e dos usuários, e o Super Administrador é o responsável geral pelos recursos técnicos e configurações

O site poderá ter vários administradores, mas isso não é recomendável. O administrador vai definir o nível de atuação de cada usuário que poderá ser:

3.1 – Nível Assinante

Quando um administrador muda o nível do usuário o mesmo recebe um e-mail informando da mudança

Por Exemplo:

Olá,

Você foi convidado(a) para participar do site da PsM Gestão Tecnológica em https://psmgestec.com.br na função de Assinante.

Clique no seguinte link para confirmar o convite:

Administração

3.1.1 – Painel do assinante

A partir desse nível o usuário já passar a ter acesso a informações estatísticas, alguns recursos (dependerá do que estiver instalado e da configuração do site) e a páginas, áreas ou postagens  com restrições ao nível de acesso para assinante.

3.1.2 – Painel Jetpack

3.2 – Nível Colaborador

Todos os recursos anteriores mais…

A partir desse nível o usuário passa a ter acesso a algumas ferramentas, moderar e gerenciar comentários nas páginas, e criar suas próprias postagens.

3.3 – Nível Autor

Todos os recursos anteriores mais…

A partir desse nível o usuário passa a ter acesso a biblioteca de imagens, vídeos, arquivos, áudios, podendo carregar ou utilizar algumas das já existentes. e editar suas próprias postagens.

3.4 – Nível Editor

Todos os recursos anteriores mais…

A partir desse nível o usuário passa a ter acesso a formulários de respostas, poderá criar páginas, e editar postagens de outros usuários.

3.5 – Nível Administrador

Todos os recursos anteriores mais…

A partir desse nível o usuário passa a ter acesso a Plugins, que são pequenos programas que são acrescentados ao CMS para expandir ou melhorar os recursos e poderá:

3.5.1 – Gerenciar plugins

Ativar, desativar e configurar partes do sistema, mas não poderá instalar e nem excluir nenhuma parte do sistema

3.5.2 – Gerenciar usuários ou grupos

Criar, remover ou bloquear outros usuários (mas não pode editá-los)

3.5.3 – Configurar partes do sistema

Definições de uso e configurações como por exemplo:

  • Configurar o modo de operação de partes do sistema
  • Criar menus, categorias, alterar níveis de restrições
  • Mudar a aparência do site
  • Importar e exportar conteúdos
  • Gerenciar desempenho e configurar níveis de segurança e acesso

3.6 – Nível Super Administrador ou Administrador da Rede

Todos os recursos técnicos e de gestão de conteúdos ou de usuários do site, inclusive criar outros sites utilizando a mesma infraestrutura tecnológica, que é o caso do Multisite, que é o caso de se ter sites completamente distintos que poderão ter aparência, conteúdos, usuários e endereços completamente diferentes mas todos utilizando o mesmo servidor, os mesmos programas e a mesma base de dados, tendo o mesmo administrador técnico (Super administrador) mas cada site ter o seu próprio Administrador de conteúdos.

3.7 – Outros Níveis

Existem outros níveis que dependem do plugin instalado, por exemplo no recurso de fórum que m poderá atuar como moderador, espectador ou participante; no caso de grupos quem poderá convidar, adicionar ou excluir pessoas ou documentos,  mas esses dependem de módulos adicionais ativados e deveram ser tratados separadamente.

4 – Grupos e atividades

O próprio usuário poderá gerenciar os dados do seu perfil, solicitar a participação em grupos, ou criar grupos, e acompanhar atividades ou moderar debates em fóruns, conforme o nível de autonomia dado pelo administrador.

Veja também

Tutorial para gestores, editores e usuários de sites ou Blogs WordPress

Tutorial sobre postagem de conteúdos no site ou Blog WordPress

Tutorial para assinante de newsletter


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Em tempo: Conheça e registre-se na F10 – Fundação 10 Envolver

Vide https://10envolver.org

Resumo: A Fundação 10 Envolver é um projeto de impacto social, desenvolvido de forma voluntária pela equipe do ICS, que objetiva reunir pessoas (Associativismo) em grupos de atuoapoio (Cooperativismo), de tal forma que seja possível realizar permutas de serviços ou transações comerciais de bens e produtos utilizando como moeda de troca o saldo do banco de horas trabalhadas para o grupo ou rede.

A metodologia permitirá que desempregados ou aposentados; donas de casa ou estudantes; trabalhadores free lance ou profissionais liberais; trabalhadores de meio período, horistas ou diaristas; ou pessoas com tempo livre possam transformar a disponibilidade de tempo em potencial monetário e fonte econômica.

A plataforma de interação da F10 permitirá que qualquer pessoa com uma ideia de negócios na cabeça mas sem recursos possa publicar e apresentar seu projeto e convidar outras pessoas para participar, ou então criar seus próprios projetos sociais e convidar voluntários, ou engajar em causas ambientais já em andamento.

Na F10 será possível a produtividade sem a necessidade prévia de capital, e o giro da economia sem a dependência obrigatória da posse do “dinheiro” na forma de papel moeda.

É um projeto inovador imbuído de dos conceitos da “Nova economia”, “Economia Circular” e “Dinheiro Alternativo”. PARTICIPE


Prof. Paulo Morais

Eu Acredito em Você – Acredite Também

paulomorais
  • paulomorais
  • Criador da Rede de Negócios Sociais Fundação 10 Envolver

    Mentor em projetos ou programas de impacto social
    Master Coach Executivo e de Negócios pela PM Coaching e Mentoring
    Life Coach em Espiritualidade, Bem Estar e Qualidade de Vida pelo Instituto Crê Ser
    Gestor de Eventos e Mentor de Projetos de Ensino a Distância pelo Instituto EAD
    Instrutor e Consultor em Telecom, Redes e Cabeamento pela PsM Gestão Tecnológica
    Desenvolver de sites e integrador de sistemas pela PM Informações e Sistemas

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