fbpx

Tutorial para assinante de newsletter

10

Perfil de assinante

Esse tutorial destina-se aos assinantes de Newsletter dos sites criados ou administrados pela PsM Gestão Tecnológica citados abaixo, mas seu conteúdo poderá servir também para usuários de outros sites com sistemas semelhantes.

Os colaboradores, autores ou editores de páginas; bem como os moderadores de fóruns, gestores de grupos, responsáveis técnicos e administradores de conteúdos devem consultar também os outros tutoriais, específicos ao seu nível de atuação.

Sites em uso

Diferença de perfil entre assinante da Newsletter e usuário registrado no site

Há uma diferença entre se assinar numa newsletter e se inscrever como usuário de um site.

O Inscrito na Newsletter apenas recebe informações do site em seu e-mail. Por exemplo um site de notícias que envia as últimas informações para seus assinantes. Para se registrar utiliza-se apenas do endereço do e-mail e talvez do nome.

O registrado como usuário pode fazer login, e postar conteúdos ou interagir com outros usuários do site. Por exemplo um site de ensino que possui professores postando conteúdos e alunos respondendo a exercícios ou participando de debates em grupo. Nesse caso é comum além do e-mail, ter de fornecer nome completo, celular, outras informações como endereço ou documentos, e concordar com as regras de uso do site.

Geralmente não há restrições para inscritos em Newsletter, já para usuários podem haver níveis diferentes de restrições conforme o papel dele dentro do site.

Passo a passo

As imagens a seguir são apenas exemplos e podem variar em forma e conteúdo. Esse tutorial descreve apenas o passo a passo do processo de inscrição, as imagens, títulos e textos podem variar conforme o site, a página, a campanha ou o objetivos.

O visitante do site caso julgue o site relevante para seus propósitos, poderá se interessar em acompanhar o site e para isso vai querer ser informado das novidades.

Ele deverá se deparar com uma chamada para motivá-lo a se inscrever e uma maneira simples e rápida de fazê-lo que poderá ser por exemplo:

1 – Inscrição

Deverá começar com uma das seguintes opções

1.1 – Janela de Inscrição na tela principal.

1.2 – Campo de inscrição ao final de uma post.

1.3 – Ser redirecionado para uma página exclusiva de inscrição.

1.4 – Aparecer um popup no meio da tela convidando a se inscrever.

O processo de inscrição pode ser feito em uma ou duas etapas, em uma etapa o visitante preenche os dados, nesse caso é recomendável ter um sistema para prevenir spams, os antirobôs, também conhecidos como ReCaptcha que é a confirmação de uma operação humana.

Em duas etapas o visitante recebe um e-mail e clica no link para poder confirmar a validade do e-mail.

2 – Confirmação da inscrição

O visitante entra com e-mail, clica em assinar e é redirecionado para a tela de agradecimento e informações adicionais.

3 – E-mail solicitando a confirmação do endereço

O visitante deve checar em sua caixa de e-mail o recebimento de uma mensagem com um texto pedindo para se clicar e confirmar o endereço.

Sem essa ação não há confirmação e o visitante não entra na lista.

4 – Tela de agradecimento e confirmação da inscrição

5 – E-mail de confirmação da inscrição

6 – Página de gerenciamento

A qualquer momento o inscrito na Newsletter poderá cancelar ou selecionar o tipo de assunto de sua preferência.


Inscreva-se para saber das novidades e receber em primeira mão oportunidades limitadas de descontos em cursos ou participação em eventos gratuitos.


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.